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SEO e Inteligência Artificial

SEO e Inteligência Artificial: como aproveitar a inteligência artificial para criar conteúdo? Ela é mesmo a vilã? O SEO vai morrer?

Patrícia Maciel Beaucamp

7/25/20255 min read

Robô de inteligência artificial mostrando os resultados de SEO em uma tela de computador
Robô de inteligência artificial mostrando os resultados de SEO em uma tela de computador

A inteligência artificial vai acabar com o SEO! O SEO morreu! Essas e muitas outras manchetes estão circulando nas redes sociais, especialmente no Linkedin. Mas, calma! Não é bem assim, na verdade é o contrário!

Apesar do rápido e exponencial crescimento nas buscas dentro das ferramentas de IA, elas representam ainda, uma fatia pequena. Além disso, o tipo de busca realizada nessas ferramentas em grande parte é conversacional. Ou seja, o conteúdo que é gerado ali é como se fosse uma conversa do dia a dia com alguém que você confia, um conteúdo bem diferente do tradicional dos sites.

Então, vamos lá. A importância do SEO será cada vez maior, mesmo que com mudanças.

Um spoiler do que vem aí: o conteúdo cada vez mais terá que ser pautado, principalmente em fortalecer o marketing da marca. Olhe só: fortalecer o branding já era necessário, mas, agora, será ainda mais importante.

É possível também que o cenário de SEO mude, que tenhamos que repensar a jornada do usuário, que as ferramentas de analytics tenham que se adaptar, etc, mas esse (ainda) não é o momento.

Qual é a principal diferença em criar conteúdo original ou com inteligência artificial?

A principal e mais relevante diferença entre um texto 100% original e um criado por inteligência artificial é que no original, trazemos algumas habilidades que são puramente humanas e impossíveis de replicar com robôs: o entendimento de contexto e cultura, e as experiências individuais. As diversas ferramentas de inteligência artificial se baseiam em dados pré-existentes sem diferenciar particularidades inerentes aos pontos acima.

E quando refletimos por esse viés, fica mais fácil entender porque um conteúdo criado por robô possivelmente não trará resultados tão potentes quanto aquele desenvolvido com um objetivo claro, devidamente contextualizado e com questões, por vezes, únicas.

Criar conteúdo com inteligência artificial é ruim?

Sim. E vou explicar melhor abaixo.

As ferramentas de inteligência artificial são treinadas a partir de conteúdo existentes na internet (e algumas, a partir de documentos que você faz o input, mas não falaremos delas agora). Então, pensa aqui comigo: se todo mundo usa as mesmas bases de dados para criar textos, eles serão diferentes ou haverá uma maior probabilidade de saírem conteúdos muito parecidos?

Então, nesse cenário, quem investiu em SEO de verdade, vai sair na frente, pois originalidade é um dos pontos principais no ranqueamento orgânico.

Com muita atenção, podemos pensar em utilizar a inteligência artificial para escrever textos quando a base de dados é própria/original, forte e robusta.

Algumas empresas e profissionais de SEO, como a Conversion, testaram o ranqueamento com conteúdos originais, feitos só com IA e híbridos. O resultado foi: conteúdo original ranqueando melhor.

Provocação: por que o seu conteúdo vai ranquear na IA se ele já estiver na IA?

E como criar conteúdo para ranquear nas ferramentas de inteligência artificial?

Essa é uma dúvida cada vez mais comum, principalmente no meio de comunicação e marketing. A lógica não é muito complexa: se a sua marca tem autoridade digital, possivelmente em algum momento ela será mencionada como resultado de alguma consulta no ChatGPT, no Perplexity ou em qualquer outra ferramenta.

Como se constrói autoridade digital?

Branding semântico é uma delas, se posicione no mercado, se diferencie. Ações como:

  • Contratar serviço de Relações Públicas com o objetivo de linkbuilding / backlinks. Menções à marca são entendidos como votos de confiança;

  • Realizar pesquisas de mercado e divulgá-las: por exemplo, como o público X está se relacionando a respeito de um assunto quente ou como o mercado X está crescendo, qual é a próxima tendência em determinado mercado, enfim. Tudo o que for informação exclusiva e interessante, pode atrair mídia referenciando a sua marca;

  • Pensar naquilo que te torna único e se posicionar com essa verdade, em todos os canais digitais;

  • Implantar ações para entender a jornada de compra do seu negócio e, com dados em mãos, ir ajustando a rota;

  • Crie comunidades do seu produto, pessoas adoram se sentir pertencentes e notadas por marcas;

  • Trazer público com “conteúdo útil”: se possível, implante calculadoras da sua área. Um exemplo que já existe e dá para entender melhor: no mercado agro tem calculadora de quantidade de produto que o cliente precisa a partir do cálculo de área e tipo de cultivo. Forneça também microsaas, disponibilize conteúdos em outros formatos como vídeos, aulas, áudios, seja original.

Qual é o impacto da inteligência artificial no SEO?

O principal impacto nos resultados das buscas orgânicas - e que já está sendo notado, é a queda no CTR. O "Click-Through Rate", ou Taxa de Cliques, em português, é a métrica que usamos para medir a eficácia de um anúncio, link ou chamada para ação. Com os buscadores entregando resultados de inteligência artificial, veremos uma tendência cada vez maior de buscas com zero cliques.

Tendência “Zero Cliques”? E tem lado positivo nisso?

Tem sim. A vantagem é que essa mudança de comportamento trará leads mais qualificados (especialmente os que pesquisam pela marca, que são aqueles que convertem mais). As pessoas que clicarem no seu site, estarão em outra etapa do funil, buscarão informações mais profundas ou já estarão na etapa de compra.

IA como formadores de opinião

Outra tendência é que, como o tipo de busca nas ferramentas como o Chatgpt é mais conversacional, elas se tornarão “formadoras de opinião”. As pessoas passarão a perguntar, por exemplo, “Qual é a melhor hidratação para cabelos cacheados?” ou “Qual é o melhor tênis de corrida?”.

Dica extra: se a sua marca for forte o suficiente, ela poderá ser citada.

Fatores de ranqueamento para sua marca aparecer nas IAs:

Considerando que a maior parte das buscas é conversacional e que não vemos muitos resultados complexos nas ferramentas:

  • Flash score: é um ranking que calcula a facilidade de leitura do seu conteúdo. Ou seja, os conteúdos precisam ser de fácil entendimento;

  • Profundidade de conteúdo: e aqui não falo de conteúdos densos ou técnicos, e sim, que será ideal produzirmos conteúdos mais longos, porém, com mais sentenças (atenção: sentenças curtas!).;

  • Conteúdos que conversem com o leitor;

  • Popularidade de marca: correlação entre as marcas mais buscadas X vezes em que a marca aparece.

Conclusão:

O SEO será cada vez mais estratégico. O SEO será cada vez mais pautado em marketing. O SEO vai trabalhar lado a lado com o fortalecimento de marca. E por aí, o que você está fazendo para fortalecer a sua marca?

Aqui na Agência Tiny, temos diversas ferramentas para ajudar o seu negócio a se posicionar como autoridade digital e fortalecer a sua marca. Entre em contato clicando aqui.

Eu sou Patrícia Maciel Beaucamp, especialista em projetos digitais. Conecte-se comigo no Linkedin.